Nyx - "A domadora dos Homens e dos Deuses"





Nyx a noite, a deusa das trevas, a personificação da noite como divindade feminina, rainha dos astros da noite, Deusa dos segredos e mistérios noturnos, patrona das bruxas e feiticeiras, elas acreditavam que cultuando a Deusa a terra seria fértil o bastante para nascer ervas encantadas.

A deusa em seu carro puxado por cavalos negros percorre o céu com seu manto negro, sempre acompanhada das Queres, suas filhas. Cobrindo a cabeça com seu manto estrelado.

Ela possuí poderes proféticos, o segredo da imortalidade, a seu gosto pode retirar a imortalidade de um Deus e transformá-lo em um simples mortal, assim como ela fizera com Crono após ele ter sido destronado por Zeus. Por isso Zeus possui um enorme respeito e temor por ela. Homero a classifica como “A domadora dos Homens e dos Deuses”. Foi ela quem criou a arma que Gaia entregou a Crono a fim de destronar Urano.

Nyx foi a segunda divindade a surgir do vazio, Filha do Caos, assim como seu irmão Erebo – a escuridão. Mas para Hesidio Nyx é a irmã de Caos. Então Gaia ( mãe Terra) e Tártaeo (as trevas) seriam seus irmãos, juntos são as divindades mais antigas da mitologia grega.

Nyx por sua vez teve dois filhos com Érebos [seu irmão, o segundo filho do Caos], deste encesto nasceram: Éter - a dinvidade da luz e Hemera – o dia. Sozinha ela também podia ter filhos [assim como seu pai] deu vida através do seu Ovo Cósmico a várias crias divinas, elas são: Éris – a discórdia. Nêmesis – a justiça divina, a ética. Queres – o destino fatal, cruel, são Deusas que trazem a morte violenta aos mortais. As Moiras (Cloto, Lachesis e Atropolos) essas são bem conhecidas, várias histórias fazem referência a elas, elas são as responsáveis por tecer o destino, responsáveis pelo “fio da vida”. As Hespérides – são a tarde: Egle (A Brilhante), Eritia (A Vermelha) e Hesperetusa (A Ágil do Poente) seriam então o incio, meio e fim do percurso solar, são as luzes douradas do por do sol, as ninfas do poente. Também são filhos de Nix: Apate – o engano, Caronte – o ser que guia o barco no mundo dos mortos no Rio Aqueronte, Ênio – carnificina, Filotes – a amizade, Geras – a velhice. Hipnos – o sono, Limos – a fome, Lissa – a loucura, Momus – a culpa, Moros – destino, os Oneiroi – os sonhos, Ponos – labuta, Tânatos – a morte.
Para evitar pronunciar seu nome, também a chamavam de Eufrone e Eulália. Suas filhas Hemera e Hespérides foram criadas para ajudá-la, com isso nasceu o ciclo diário. Hemera traz o dia, e as Hespérides trazem a tarde, Nyx por sua vez traz a noite absoluta.

{fonte: Contos Mitológicos}


postado por Lady.6.4.3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também: